A parceria entre BBI of Chicago, Centro Universitário Celso Lisboa e Pedro Janot permitiu trazer ao Brasil o primeiro MBA à distância em Varejo 4.0 com foco em encantamento do cliente, revelando pela primeira vez os bastidores das maiores e mais bem sucedidas operações de varejo do Brasil e do mundo.
O BBI e o Pedro Janot, juntos, buscaram nos últimos 2 anos os principais especialistas brasileiros e trouxeram nomes vindos de grandes redes do Varejo no Brasil, EUA e Espanha para montar o mais conceituado e revolucionário programa de formação no segmento, abordando assuntos como: o Futuro do Varejo, conexão do Mundo Real ao Financeiro, Liderança como Diferencial Competitivo, CX – Experiência do Cliente, Marketing e Comunicação Orientada ao Varejo, Gestão de Pessoas Aplicada ao Varejo 4.0, O Fast Fashion, Negociação, Tecnologia da Informação, e Marketing Digital.
O que é o BBI of Chicago?
O BBI of Chicago deu início a sua operação no Brasil no fim de 2018, através de investimentos do sócio-fundador Rodrigo Lang e demais investidores brasileiros e americanos. A razão de nossa existência é democratizar o acesso ao ensino de qualidade, a nível internacional, no Brasil, antes restrito a um grupo extremamente seleto de pessoas com disponibilidade financeira para realizar programas como Harvard, Columbia ou Stanford.
O que é a Celso Lisboa?
A Celso Lisboa é uma Instituição de Ensino Superior sem fins lucrativos com 48 anos de história, ganhadora de diversos prêmios e reconhecida pela sua qualidade nas mais diferentes áreas. Tem como um dos principais cursos atualmente o curso de graduação em psicologia.
Quem é Pedro Janot?
Pedro Janot é considerado um dos maiores executivos de todos os tempos no Brasil e uma referência do Varejo mundial. Foi o primeiro CEO da rede de lojas espanhola Zara no Brasil, permanecendo no grupo entre o final da década de 90 e 2007. Em 2008, foi eleito o primeiro CEO da Azul Linhas Aéreas, tendo como missão implementar a primeira companhia aérea low cost em território nacional.
Apoiador oficial
Onde estão nossos alunos?
Top Nine – Alumni BBI of Chicago – Primeiro Semestre de 2022
PROGRAMA TOTALMENTE ONLINE
Benefícios
aCESSO dIRETO AOS PROFESSORES
certificado no brasil e nos eua*
MBA em
Varejo 4.0 com foco em
encantamento do cliente
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O programa é dividido em 11 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada duas semanas. Possui 24 meses de duração, sendo 6 meses destinados para a conclusão da avaliação final.
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Formado por 360 horas de conteúdo 100% online, incluindo vídeos, materiais adicionais e sugestões de exercícios.
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90% do conteúdo encontra-se em português e 10% em inglês – devido a exigências da certificação internacional. Todas as videoaulas são em português, sendo o conteúdo em inglês restrito a artigos ou conteúdos extras.
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Bate-papo ao vivo com os professores.
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*1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação lato sensu com 360 horas de conteúdo.
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*1 Certificado Internacional emitido pelo BBI of Chicago válido como curso de extensão.
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Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades, que correspondem ao tempo de acesso ao conteúdo do curso.
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Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
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O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Nosso time
Pedro Janot
Coordenador
Formado pela Universidade Cândido Mendes em administração de empresas, é pós-graduado em Gente e Gestão pela PUC-RJ e possui MBA pelo Ibmec.
Começou a carreira como comprador da Mesbla, passando pelas Lojas Americanas. Logo em seguida, assumiu posições comerciais na Richards e se tornou diretor geral no turnaround do projeto de expansão da marca. Sua experiência o levou a CEO da Zara no Brasil em 1998 para este Start Up; esteve à frente da empresa de 1998 a 2007, logo após foi chamado para assumir a vice-presidência da área de não alimentos pelo grupo Pão de Açúcar em um projeto de turnaround; em seguida foi selecionado para liderar como Ceo o start up da primeira empresa aérea low-cost do país, a Azul Linhas Aéreas; liderou a operação até atingir 16% de Market share e 7.000 colaboradores e 60 aviões.
No final de 2012 passou a se dedicar a repassar seus conhecimentos de gestão, liderança e inovação em palestras e artigos ministradas por todo país. Atualmente é mentor e conselheiro, e atua no terceiro setor em entidades privadas e de capital aberto.
Mariana Carvalho
Sócia da Ancar Ivanhoe, uma das líderes em Shopping Centers no Brasil, onde foi executiva por 19 anos atuando na liderança de marketing e produto.
É sócia fundadora do FFX – Fast Forward Xperience Group, especializado em curadoria para imersões e viagens internacionais de inspiração para o varejo, como a NRF – National Retail Federation, da qual participa há 15 anos.
Formada em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade, MBA em Marketing pela COPPEAD – UFRJ, Design Thinking Specialisation pela ECHOS INNOVATION LAB e inúmeros cursos e certificações em metodologias de inovação centradas no design e nas pessoas.
Daniela Vieira
Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Formação em Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching.
Organização, pulso firme e boa disposição constante são as características que levaram Daniela a se tornar COO da ZARA Brasil. Sempre centrada em resultados, transfere esse espírito para todas as equipas que liderou.
Com veia empreendedora desenvolveu projetos nas áreas de comércio eletrônico, gestão de processos, gestão de pessoas e marketing.
Dico Tostes
Dico Tostes é especialista em Branding e Human Insights. Seu principal desafio neste contexto é fazer com que as empresas pensem a respeito de sua personalidade de marca, posicionamento de mercado e compreensões sobre estratégia visual. Seu trabalho auxilia diversas empresas a entenderem melhor a relação estabelecida com os consumidores e com o mercado, propiciando uma percepção humana apurada.
Além disso, Dico tem trabalhado e contribuído com algumas das marcas mais importantes do Brasil em diferentes atividades de negócios, tais como educação, moda, beleza, meio ambiente, varejo e afins.
Mauro Friedrich
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-graduado em Engenharia Logística pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Green Belt com certificação pelo Lean Manufactoring Institute.
Iniciou minha vida profissional em 1986, com 35 anos de carreira, e, em pelo menos 20, desenvolveu gestão e projetos em logística e Supply Chain de moda.
Com mais de 18 anos atuando no ensino, é docente de Graduação, Pós Graduação e MBA com atuação nas Instituições FIZO, Anhanguera, SENAI, SENAC Instituto IED, Mackenzie e Universidade Santa Marcelina, onde atualmente ministra a disciplina de logística no Curso de Pós Graduação em Negócios da Moda
Teve experiências em empresas próprias, nacionais e internacionais e, à partir de 2002, atuou 15 anos no Grupo Inditex Brasil (Zara e Zara Home) 8 dos quais como Diretor de logística.
Desde 2017 na Arezzo&CO, onde é Diretor de logística.
Rodrigo Lang
Coordenador
Membro do Conselho Executivo do BBI of Chicago. Em 2008, fundou o Instituto de Engenharia de Gestão (IEG), empresa na qual esteve a frente por 10 anos, liderando a vertical de consultoria e depois sendo responsável pela criação da Escola de Negócios do IEG.
Atualmente, atua como investidor do setor de educação e palestrante em empresas e universidades. Ao longo de sua trajetória foi também fundador da Vsina - empresa pioneira em endowment fund e da Witseed - StartUp de Adaptive Learning.
Rodrigo Fiszman
Graduado em Economia pela PUC-Rio e especializado em Governança Corporativa e Formação de Conselheiro pela Fundação Dom Cabral.
Ex sócio-executivo da Real Assets Multi Family Office, de 2009 até a venda da instituição para a XP Investimentos em 2013. Na XP Investimentos, enquanto sócio do grupo, capitaneou a estruturação e tornou-se head da área de Wealth Management até 2016.
Após a saída do Grupo XP, participou como conselheiro consultivo em algumas empresas familiares e assessorou negociações de fusões e aquisições.
Camila Dilélio
Experiência na área de comunicação organizacional, com ênfase em jornalismo, editoração e assessoria de imprensa. Atua há alguns anos especificamente na área de tecnologia e inovação, fomentando o ecossistema de inovação do RS com ações de comunicação direcionadas. Apaixonada por essa temática, seu sonho é ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o assunto, sentirem-se encorajadas a fazer algo que gere impacto, agregue valor para a sociedade e para as suas vidas. Inovação pode ser muitas coisas.
Sócia-diretora da Comunica Mais Assessoria Estratégica, agência de comunicação focada em negócios de base tecnológica e organizações que atuam e desejam trabalhar com inovação.
Foi coordenadora de comunicação da Secretaria de Inovação do RS e assessora de comunicação da Incubadora de Empresas do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Também atuou no time de comunicação do Shopping Iguatemi Porto Alegre e de dezenas de organizações do Estado.
Vivian Mattuella
É Sócia-fundadora da Solv e possui experiência de mais de quinze anos em Marketing. Atuou na gestão de contas de empresas como Zaffari, Vivo, Chevrolet (GM) e Nestlé, em Publicidade.
Como executiva de marketing, no Grupo RBS e Grendene, liderou times, marcas e estratégias de comunicação e produto, sendo responsável também pelo business.
Em 2018, realizou o sonho de empreender, dando vida a Solv Mkt, uma consultoria de marketing que se diferencia pela metodologia própria e visão integral de mercado, preparando marcas e empresas para uma gestão mais estratégica. Em menos de dois anos, soma mais de 30 projetos realizados - de diferentes segmentos, entregando soluções customizadas para o desafio de cada cliente.
Ricardo Razuk
Ricardo Razuk é Doutorando em Filosofia pela UFRJ e iniciou Doutoramento pela COPPEAD UFRJ. Possui Master of Business Administration (COPPEAD UFRJ). Também é Especialista em Economia e Gestão da Energia (COPPEAD UFRJ) e formado em Engenharia de Produção (UFRJ).
É Coordenador-Geral na Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, é Professor e foi Coordenador Acadêmico na FGV EBAPE, é Professor no FGV Management. É Conselheiro da FGV PREVI. É Diretor Financeiro na ANGRAD. É Membro da Comissão de Mediação da OAB-RJ. É Consultor Empresarial. Trabalhou por 10 anos como concursado na Petrobras.
Foi Coordenador de Contas a Receber na IBM e Consultor na Accenture. Foi Professor/Lecturer no Master in Finance do FGV Management, no COPPEAD UFRJ, no Instituto de Economia da UFRJ, na XP Educacional, no BTG Pactual e no IBMEC. Autor de artigos e coautor de Livros.
Roberto Ferreira
Pesquisador, consultor corporativo, palestrante e gestor, Roberto atuou em instituições de educação, bem como em indústrias automobilísticas, mercado financeiro, construção civil e no setor de desenvolvimento.
Engajado em temas como organização e desenvolvimento de liderança, cultura corporativa como estratégia para alto desempenho, gestão da inovação, aprendizagem 4.0, desenvolvimento humano, impacto das novas ideias no cotidiano e na gestão de projetos corporativos, com experiência no Brasil e nos US.
Seu trabalho recente inclui educação corporativa, desenvolvimento humano e de negócios, além de projetos de transformação de liderança e de culturas e educação 4.0 – Pós-graduação & In-Company, inovação.
Também é docente da Pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie Alphaville dos cursos de Gestão Estratégica Empresarial e Gestão de Pessoas e Transformação Organizacional. Mestre em Filosofia pela PUC-SP e bolsista full CnPQ, é membro do Grupo de Pesquisa - As Origens da Filosofia Contemporânea - CnPQ, Senior Research Fellow, na Howard and Edna Hong Kierkegaard Library, St. Olaf College – US.
Sua formação diversifica-se em cursos como Crash Course on Creativity - Universidade de Stanford, mentoria sobre Princípios de Liderança, Estratégias de Planejamento e Alto Desempenho em Resultados com Tom Naramore, workshops e mentoria em cidades de Michigan e da Flórida sobre gestão de pessoas, estruturas multilocais e diversidade em culturas corporativas.
Em 2008, foi ganhador do prêmio Jabuti de literatura.
Regiane Machado
Atua em fashion retailers há 29 anos, foi diretora de produto/varejo da Zara, Renner e Forum.
Sua paixão é o produto em toda a sua jornada - estilo, planejamento, compras, cadeia produtiva, visual & merchandising, até que ele se torne uma experiência para o cliente. Acredita na visão de integração entre as diversas áreas|stakeholders e na prática de ASG como pilar de gestão
Sócio-diretora e Consultora especializada em Produto na Collection Lab.
João Saravia
Cerca de 20 anos de experiência em consultoria em projetos para grandes empresas nacionais e multinacionais. Realizou projetos no Brasil, América Latina, Europa, África e Oriente Médio.
Foi Diretor de Suprimentos do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e Diretor Executivo na fase pós-Jogos, respondendo ao Presidente e ao Conselho de Administração.
É sócio-fundador da Frequency Partners, uma consultoria de gestão estratégica, da Circular International, uma plataforma de discussão em torno de conflitos e paz e hoje trabalha em zonas de conflito com os Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Claudio Furquim Jr
Claudio Furquim Jr é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas, Pós-graduado em Engenharia de Sistemas pela FASP, Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios e possui MBA em Gestão de Projetos pela FIAP.
Há pelo menos 25 anos na área de T.I, tem ampla experiência em coordenar e liderar equipes de programação e análise de sistemas. Atualmente, está responsável pela coordenação da equipe de projetos e sustentação de BackOffice, Contabilidade e Tesouraria no Banco B3.
Além disso, Claudio também atuou em projetos que envolvem a recapacitação de sistemas de back-office, com uma equipe de 40 pessoas e interface com várias áreas da empresa, bem como projetos para a criação do produto Exchange Traded Funds (ETF) – Coordenação da equipe de desenvolvimento do produto desde a definição do Project Charter até a sua implantação. Também já coordenou as equipes de sustentações dos sistemas de IPOs e Follow-on, Aluguéis de Ações (BTB) e Distribuição de Informações aos Participantes (CIP).
André Luiz Dametto
Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ e Coach Executivo formado pelo Integrated Coaching Institute, com mais de 1000 clientes atendidos.
CEO da ALD Consultoria com mais 100 organizações atendidas em diversos segmentos. Change Management Certified Professional pelo HUCMI - Human Change Management Institute, Professor de Pós-graduações na Escola Politécnica da UFRJ
Prêmio Oscar Niemeyer (CREA-RJ) em reconhecimento à contribuição acadêmica da Engenharia de Produção.
Lista de espera
Duração: 24 meses
Data de Início: Vagas Esgotadas
Mensalidade
De: 30x R$ 1287,00
Por: 30x R$ 593,00
Ementa
1 - OVERVIEW DO VAREJO
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
O varejo é uma das atividades mais antigas do ser humano e está na base do nosso processo civilizatório. Entender a evolução do Varejo é fundamental para desenhar uma operação antifrágil e atingir o diferencial competitivo sustentável.
Nessa disciplina são abordados pontos importantes na evolução do Varejo e é apresentado um overview do atual cenário do varejo mundial, pós pandemia e inserido em um cenário da indústria 4.0.
2 - CONECTAR O MUNDO REAL AO FINANCEIRO
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
O mundo das operações, em um primeiro momento, parece distante do mundo financeiro, mas a integração desses dois processos se faz mais do que necessária em um ambiente complexo como o varejo da segunda década do século XXI.
Nessa disciplina, inédita em um programa de pós-graduação no Brasil, o mundo das operações e finanças será abordado de forma conjunta – em uma visão totalmente disruptiva.
3 - LIDERANÇA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
O que faz um gestor um bom líder? Quais técnicas de comunicação e liderança são fundamentais no varejo moderno? O que podemos aprender com os grandes nomes do varejo mundial? O que podemos aprender com referências multiculturais na gestão do varejo? O foco dessa disciplina, além de responder a essas perguntas fundamentais, baseia-se na formação de um líder executivo completo – dotado de técnicas e ferramentas – para gerir equipes de alto desempenho de todos tamanhos e escalas.
4 - CX - EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Diferencial competitivo sustentável e antifragilidade nos negócios são os dois principais objetivos do varejo moderno e não podem ser atingidos sem um pilar: a experiência do cliente. Nenhum processo se tornou tão importante nos últimos anos quanto customer experience. Empresas investem dezenas de milhões de dólares anualmente com um foco: melhorar a experiência e a jornada do cliente.
Nessa disciplina trouxemos os maiores especialistas do Brasil, EUA e Europa para discutir e dividir com os participantes as melhores práticas desse assunto que é considerado o ponto chave do crescimento de organizações de alto impacto.
5 - MARKETING E COMUNICAÇÃO ORIENTADA AO VAREJO
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Explorar as novas tendências da comunicação (novas tecnologias, novos padrões e temas sensíveis) e unir isso ao marketing moderno, seja tradicional ou digital, é um desafio para todas as organizações que querem sobreviver aos desafios do mundo moderno. Assim como finanças e operações, comunicação e marketing terão abordagens integradas em uma disciplina única e inovadora.
6 - GESTÃO DE PESSOAS APLICADA AO VAREJO 4.0
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Impossível falar sobre gestão sem falar de pessoas. Nessa disciplina veremos as principais ferramentas de gestão de pessoas no varejo, com foco no desenvolvimento técnico, gerencial e comportamental dos participantes.
7 - O FAST FASHION
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
O que Zara, Renner, H&M e Forever 21 possuem em comum. Todas, rapidamente, desenvolveram modelos de fast fashion que foram exportados para o mundo. O que podemos aprender com essas empresas? Como incorporar as melhores práticas dentro da minha organização? E talvez o mais importante: quais erros não cometer. Esses são os principais pontos abordados nessa disciplina.
8 - NEGOCIAÇÃO ORIENTADA A SUPRIMENTOS NO VAREJO
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Dar uma visão aos participantes da importância de se ter uma visão estratégica para a área de suprimentos e apresentar as principais características de uma área de suprimentos estratégica. Além disso, apresentar os principais pilares de um processo de negociação, aplicando os conceitos à negociação entre compradores e fornecedores, mais especificamente ao mercado do varejo. Finalmente, mostrar como essa área pode contribuir para uma cadeia de suprimentos sustentável.
9 - TI - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Nessa disciplina abordaremos como tecnologia da informação, inteligência artificial e machine learning podem nos ajudar a construirmos operações mais eficientes e competitivas no mundo do varejo.
10 - MARKETING DIGITAL
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Criação de um projeto com seus diferentes canais de comunicação.
11 - METODOLOGIA DA PESQUISA
CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
Vantagens da Experiência BBI
Professores de nível internacional
Certificação no Brasil e nos EUA
Única instituição no Brasil a usar a metodologia de ensino VAHA, considerada a melhor metodologia de ensino online do mundo
Aprendizado baseado em casos reais
Maior NPS (Índice que mede a satisfação dos alunos) do setor de educação no Brasil
Metodologia VAHA
Mude sua carreira e sua história para sempre!
Seu investimento
De: 30x R$ 1287,00
Por: 30x R$ 593,00
Data de início: Vagas Esgotadas
Depoimentos
@Luisacxavier
Me surpreendi com a Pós-graduação em Gestão de Negócios do BBI. Navegando pelo Instagram conheci o curso e é impressionante como muitas coisas que tinha aprendido na prática ou fazia intuitivamente no ambiente profissional e pessoal começaram a fazer sentido e se transformaram em técnicas. Sem contar na quantidade de coisas novas que aprendo a cada módulo. O que começou como um teste para ver como seria o curso, já é um grande motivo de alegria, e satisfação! Parabéns @rodrigolang e equipe!
@Manoelf
Hoje, posso dizer que foi uma das minhas escolhas mais assertivas e o conteúdo incrível. As aulas são objetivos e as recomendações de artigos e livros são excelentes. Eu nem acredito que estou terminando o primeiro ano do curso e creio que estaria bem arrependido agora se não tivesse aproveitado esta oportunidade. Eu gosto do formato EAD que me permite estudar a qualquer momento, e já estou com um caderno cheio de anotações e vivenciando alguns aprendizados no meu negócio.
@Dnarirnuttter
Os cursos tradicionais não se encaixam no meu dia a dia e percebi que esse era o mais adequado. Ganhei uma bolsa, o que me ajudou e muito pois o fator financeiro pesava na minha decisão e estou amando cada módulo. E cada dia mais, vejo que neste meu desejo de transição de carreira está fazendo todo sentido. Obrigada @bbiofchicago
Satisfação Garantida
Caso você não esteja satisfeito, você poderá solicitar o cancelamento em até 07 dias após a inscrição, tendo reembolso integral dos seus valores pagos.
Nossa taxa de cancelamento é muito baixa, sendo menor que 0,5%, mostrando o altíssimo indicador de satisfação dos participantes.
Índice de Satisfação
Atualmente, medimos e disponibilizamos trimestralmente o NPS (Net Promoter Score) de nossos programas, que através de auditoria, mede o nível de satisfação de nossos alunos.
Atualmente nosso índice é de 89, sendo considerado o maior índice do setor de educação no Brasil e um dos maiores de todos os setores do país – estando a frente de empresas como Nubank.