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A Transformação Digital como Forma de Melhoria da Qualidade da Saúde

Atualizado: 27 de mai. de 2022

Por: Rafael Kenji


A transformação digital na saúde é uma ferramenta importante para o atingimento do chamado Triple Aim, que tem como objetivos melhorar a qualidade do atendimento, melhorar a satisfação do paciente e diminuir os custos da saúde. Através desses 3 princípios, aliados à satisfação no trabalho, chegamos a uma metodologia que tem o paciente como foco do cuidado, a chamada Medicina Baseada no Valor, que pode até mesmo ter seu significado ampliado para Medicina Baseada no Cuidado.


O entendimento da importância do paciente no centro do cuidado é intensificado através das evidências das ferramentas digitais, que possibilitam uma melhor coleta de dados, de forma mais rápida e resolutiva. Os dados são utilizados para intensificar o entendimento dos gestores e profissionais de saúde sobre a jornada do paciente, que vai além do atendimento.


Podemos fazer um paralelo entre a melhoria da qualidade do atendimento com um conceito muito conhecido atualmente, o UX Design, ou User Experience, que basicamente é a capacidade de entender a jornada do usuário em todos os aspectos. Entendemos como usuário qualquer pessoa que utiliza o serviço, podendo ser desde o paciente que é atendido em um consultório médico, os funcionários que trabalham na Unidade de Saúde, os donos do estabelecimento e aos fornecedores dos materiais comprados.


Entendendo melhor o conceito de UX, podemos entender a sua importância na saúde para garantir uma melhor entrega de resultados e como as ferramentas digitais contribuem para isto.


As plataformas de saúde atualmente coletam, armazenam e tratam os dados em saúde, de forma segura, utilizando outras ferramentas digitais como armazenamento em nuvem e assinaturas digitais que criptografam os dados coletados. São com estes dados que podemos registrar informações preciosas para melhorar o final da cadeia de entrega do produto, que é o atendimento ou a orientação em saúde com o paciente no foco do cuidado.


O paciente deve permanecer no foco do cuidado porque, além de existir uma corresponsabilização sobre o seu acompanhamento, ele auxilia o profissional de saúde na prevenção de agravos, que comprovadamente é mais barata que o tratamento de doenças.


Com isso, conseguimos garantir uma melhoria da jornada do usuário por meio de sua experiência e, ao mesmo, tempo diminuir os custos em saúde, já que o paciente se preocupa mais com sua saúde e não apenas com sua doença, utilizando ferramentas digitais implantadas nos sistemas de saúde após a Revolução Digital na Saúde.

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