top of page

Ciclos de Dados e Cultura Analítica

Atualizado: 2 de jun. de 2022

Por: Isabela Rangel


Organizações de todos os tipos precisam de analistas de dados para ajudá-las a melhorar seus processos, identificar oportunidades e tendências, lançar novos produtos, oferecer um ótimo atendimento ao cliente e tomar decisões ponderadas. Talvez você esteja pensando em começar uma carreira no excitante mundo da análise de dados, ou talvez você trabalhe no universo da tecnologia e quer entender melhor o mundo dos dados para ser um profissional melhor no seu ambiente de trabalho.


Não importa o que te trouxe até aqui, você está no lugar certo para iniciar uma carreira e aprender habilidades relevantes para a indústria em análise de dados. Mas, primeiro, o que são dados exatamente? Dados são uma coleção de fatos. Essa coleção pode incluir números, imagens, vídeos, palavras, medidas, observações e muito mais. Uma vez que você tenha dados e uma boa cultura analítica implementada, é só explorá-los, fazer análises e ajudar na tomada de decisão da sua empresa.


A análise de dados é a coleta, transformação e organização dos dados a fim de tirar conclusões, fazer previsões e conduzir uma tomada de decisão informada. E não para por aí. Os dados evoluem com o tempo, o que significa que este ciclo analítico pode nos dar novas informações durante todo o ciclo de vida dos dados. Os dados estão em toda parte. Você usa e cria dados todos os dias.


Você já leu resenhas de um produto antes de decidir se deve ou não comprá-lo?

Isso é análise de dados.


Ou talvez você use um rastreador de fitness para contar seus passos para que possa permanecer ativo durante todo o dia. Isso é análise de dados. Mas você não usa apenas dados. Você também cria enormes quantidades deles todos os dias. Sempre que você usar seu telefone, procurar algo online, ouvir música on-line, fazer compras com cartão de crédito, postar em redes sociais ou usar GPS para mapear uma rota, você está criando dados. Nosso mundo digital e os milhões de dispositivos inteligentes dentro dele tornaram a quantidade de dados disponíveis verdadeiramente gigantesca.


É fácil perceber porque os analistas de dados são tão valorizados por suas organizações. O que exatamente um analista de dados faz? Simplificando, um analista de dados é alguém que coleta, transforma e organiza dados a fim de ajudar a tomar decisões informadas. Além do papel em si, uma das partes mais interessantes de ser um analista de dados é o número de oportunidades disponíveis. A demanda por analistas de dados é maior do que o número de pessoas qualificadas para preencher essas vagas.


Os analistas de dados vêm de muitas origens diferentes e têm todos os tipos de experiências de vida. Você não precisa de décadas de experiência de trabalho ou de uma educação cara para começar. Muitos analistas de dados ensinaram a si mesmos as habilidades necessárias para conseguir seu primeiro emprego, exatamente como você está fazendo neste momento.

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page