top of page

Como Lidar Com as Dificuldades?

Atualizado: 2 de jun. de 2022

Por: Jéssica Limberger


Não importa a idade ou a profissão, todos nós temos algo em comum: todos os dias passamos por várias dificuldades. Quando alguma coisa não dá certo, quando não somos compreendidos, quando tentamos algo e não conseguimos, quando temos aquela vontade de desistir, inúmeras são as situações que nos causam sofrimento. A seguir, algumas reflexões que podem contribuir na compreensão desses momentos.


1) Aceite a dificuldade


O primeiro passo, e talvez o mais difícil, é aceitar a dificuldade tal como ela é. Por vezes, nos colocamos em uma espécie de batalha contra as dificuldades: fazemos “de conta” que não estamos sentindo-as, ficamos pensando no quanto o mundo é injusto conosco e não queremos sentir a tristeza e a raiva que estamos sentindo. Por sua vez, quanto mais evitarmos as dificuldades, quanto mais fugirmos delas, mais elas aumentarão.


2) Aproxime-se da dificuldade


Aproximar-se da dificuldade é reconhecer que ela está fazendo parte da sua vida, é pensar sobre o que pode ser feito a partir dela. Ora, já que não podemos escolher as dificuldades que vão aparecer na nossa vida, podemos escolher a maneira de lidar com elas e o que vamos fazer a partir disso.


3) Cuidado com a generalização


Nos momentos de dificuldades, tem vezes que fazemos tempestade em copo d’água. Se uma coisa não vai bem, acabamos pensando que tudo está errado na nossa vida e que não teremos forças para seguir em frente. A capacidade de questionarmos esses pensamentos é muito importante, pois ao invés de piorarmos ainda mais a situação com pensamentos de culpa, podemos ficar atentos para o que pode ser feito.


4) Olhe para si


Questione-se: quais são os seus pensamentos, emoções e comportamentos diante dessa dificuldade? Ao analisar tais pensamentos, você consegue identificar se há uma distorção cognitiva ou um pensamento disfuncional? Em caso afirmativo, questione tais pensamentos e distorções.


5) Identifique seu nível de dificuldade


Questione-se sobre o “tamanho” dessa dificuldade na sua vida. Compreenda se a dificuldade pela qual você está passando está prejudicando seu dia a dia e te impedindo de seguir em frente. Procurar o auxílio de um profissional, como o psicólogo, pode lhe auxiliar a lidar com as dificuldades de uma maneira mais efetiva.


Por fim, a última reflexão e não menos importante: não julgue as dificuldades das pessoas. O que pode parecer fácil para si, talvez não seja tão fácil assim para os outros. Menosprezar as dificuldades das outras pessoas não auxilia, apenas atrapalha. Da mesma forma, quanto menos julgarmos a nós mesmos, quanto menos pensamentos do tipo “eu não deveria estar passando por essa dificuldade” tivermos, mais estaremos conectados com a realidade e mais escolhas teremos.

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page